O Consesp

 

MISSÃO

 O CONSESP - CONSELHO DE ENTIDADES SOCIAIS DO PARANÁ tem como missão "Integrar o voluntário junto às entidades Sociais, orientando e mobilizando ações sociais junto à sociedade, instituições públicas e privadas; promovendo a melhor equidade no uso dos recursos"

 

OBJETIVOS

O CONSESP foi fundado em 11 de Março de 1988, tem como principais objetivos:

Propiciar a integração do trabalho social em planejamentos, projetos, programas, atividades e serviços de natureza social, assistencial e promocional;

Estimular a criação e a dinamização de serviços sociais, propiciando sempre que solicitado: assessoramento e orientação nos aspectos técnicos, jurídicos e administrativos;

Estimular e promover o trabalho do voluntário nas entidades sociais.

O CONSESP não tem por norma e condição cobrar pagamentos de taxas, mensalidades e/ou anuidades das entidades sociais filiadas.

 

Diretoria do CONSESP - Gestão 2014/2018

Diretoria Geral

 

Presidente: Rute Maria Goedert Yamasaki

1ª Vice Presidente: Maria Jose da Luz Luchtenberg

2ª Vice Presidente: Azeni Fagundes Moro

 

Secretária Geral: Aniela Maria Jedra Alessi

1ª Secretária: Eneida Santos de Andrade

2ª Secretária: Maria Leonira Fernandes Vidal

 

Tesoureiro Geral: Luiz Augusto 

1ª Tesoureira: Marilda Magalhães Franco

2ª Tesoureira: Célia Terezinha Marchesini

 

Conselho fiscal:

1ª Titular: Maria Elenir de Oliveira Mizerkowski

2º Titular: Livercina Xavier

3ª Titular: Dóris Maria Farias

 

Suplentes do Conselho Fiscal:

1ª: Ivone Pereira dos Santos

2ª: Marlene Chagas Veiga

3ª: Jussara Rieke

 

***Eleição e Posse Assembléia Geral Ordinária do CONSESP em 11/07/14.

Encaminhamento p/Registro no 1º SRTD.

 

 INICIATIVAS

O CONSESP, desde a sua fundação em 1988, tem por finalidade valorizar o trabalho voluntário, uma vez que deste provêm todas as ações que beneficiam e promovem o ser humano.

O CONSESP considera que o voluntário é o protagonista do desenvolvimento social sustentável e para as entidades sociais, destina os méritos de louvor e homenagem como tributo pela ação de cidadania, justiça social e paz. A rede de solidariedade constituída pelas Entidades Sociais é imensa, e nela está contida a essência do trabalho humano: Doação a quem precisa !

Mas para amar, doar e unir todos num mundo melhor, são necessárias algumas premissas:

* Ser fiel e verdadeiro;

Justo e leal naquilo que faz;

Não somar os feitos, mas sim realizar;

Querer ver a esperança nos olhos daqueles que atende;

Unir-se aos demais que praticam o bem, somando forças para ações de qualidade, e eficácia de resultados.

O CONSESP certifica anualmente na "Semana do Voluntariado Paranaense" - de 24 a 30 de Setembro, as homenagens:

Troféu União - oferecida à entidade Social do ano;

Placa de homenagem e mérito - oferecida ao voluntário do ano.

Legitimada esta ação, pela Assembléia Geral do CONSESP e pela sociedade, há uma comemoração no jantar Festivo dos voluntários, onde é autorgado o mérito aos eleitos homenageados.

O CONSESP sempre defendeu que a ação voluntária e o eficiente trabalho Social das Entidades Sociais devem ser valorizados e registrados na história Assim, por iniciativa do Consesp foi instituído em 1989, na Assembléia Legislativa do Paraná, e sancionada pelo Governo do estado do Paraná a Lei 9315

O Dia do Voluntário - comemorado em 27 de Setembro; Semana do Voluntariado Paranaense -comemorada de e 24 a 30 de Setembro.

Para fortalecer o espírito dos voluntários e dirigentes das Entidades Sociais, o CONSESP adotou algumas iniciativas como :

Em 1992 - foi elaborada pela voluntária Georgina Santos de Andrade a "Oração do Voluntário''

Em 1995, a mesma autora elabora a "Canção do Voluntário''

O CONSESP e as entidades filiadas cultivam nas suas festividades e reuniões, estas bases de união, força e dedicação ao próximo.

 

IMPRENSA

CONSESP NA RPC

O CONSESP é convidado da RPC no Programa Bom Dia Paraná, a presidente do CONSESP - Rute Yamasaki - foi entrevistada para falar sobre o Manual do Voluntário e o Lançamento do Memorial do Voluntário no Paraná

 

Comissão Pró-Construção

No dia 26/04 a Diretoria do CONSESP se reuniu para compor os cargos da Comissão Pró-Construção do Memorial do Voluntário do Paraná e planejar outros eventos e ações em prol dos voluntários.

 

CONSESP NA GAZETA DO POVO

A Jornalista Juril Carnasciali - Gazeta do Povo de 27/04 - traz brilhante nota sobre o Lançamento do Manual do Voluntário, na qual esteve presente.

 

CONSESP E A AIESEC

O CONSESP participa no dia 28/4 do Lançamento do Relatório Anual 2002 da AIESEC, no Auditório da Associação Comercial do Paraná.

 

Manual dá dicas para aspirantes a voluntários

Da Redação - O Estado do Paraná - 12/04/03

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Foi lançado ontem, em Curitiba, o Manual do Voluntário do Paraná pelo Conselho das Entidades Sociais do Paraná (Consesp). O órgão congrega 112 entidades, mais de 1,5 mil voluntários e atende cerca de 15 mil pessoas.

O manual pretende orientar a sociedade sobre o funcionamento desse tipo de trabalho. O livro será vendido por R$ 5 e a renda revertida para construção de uma sede para cursos de capacitação e atendimento social. O manual do voluntário relata as principais características desse trabalho e reforça a importância que ele tem para a sociedade. "Muitas pessoas envolvidas com projetos sociais ou que estejam pensando em ser voluntárias poderão conhecer a dinâmica do voluntariado, como e onde servir, quais os direitos e deveres, enfim o que é ser um voluntário", explica a presidente do Consesp, Rute Yamasaki.

O livro deixa claro quais as responsabilidades tanto do voluntariado quanto das entidades. Explica que as pessoas que se dispõem a ajudar não podem ser consideradas como mão-de-obra qualificada e remunerada. Também não são meros substitutos de funcionários e profissionais e, muito menos, um meio de acesso a um cargo da entidade. "Pelo contrário, ser voluntário é prestar um serviço de livre vontade sem qualquer remuneração, como forma de participar na vida da comunidade e ajudando a melhorar a vida de todos", comenta Rute.

Um grande passo para Consesp será a construção da sede. O terreno foi doado pela Prefeitura de Curitiba e o projeto desenvolvido por duas arquitetas voluntárias. Mas agora está faltando os materiais de construção e recursos para iniciar a obra. (Elizangela Wroniski).

Serviço: Mais informações sobre o manual pelos telefones (41) 342-6171 ou 243-3273 ou 343-2981.

Reuniões

com as Entidades Sociais Filiadas.
Nas segundas sextas-feiras de cada mês. Início às 14h00
Local: Av. Sen. Luiz Xavier, 103 - 5º andar
espaço cedido UNINTER- Garcez


A Pauta das Reuniões estará em nosso site, na semana que antecede. Obrigado!!